Com o objetivo de informar, debater e mobilizar a sociedade para as questões ambientais, o Repórter Ecológico -TV do Meio Ambiente organiza eventos:

Mostra Mata Atlântica – Biodiversidade e Culturas Tradicionais

A mostra “Mata Atlântica – Biodiversidade e Culturas Tradicionais” aconteceu nos dias 14, 15, 21 e 22 de janeiro de 2006, no Solar da Imperatriz, tendo como foco as regiões remanescentes da Mata Atlântica, suas populações tradicionais e projetos de preservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais. O evento, realizado pelo Repórter Ecológico e Sesc Rio, teve a parceria do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, apoio da Aliança para a Conservação da Mata Atlântica - SOS Mata Atlântica e Conservação Internacional e do Jornal do Meio Ambiente e patrocínio da Eletronuclear.
Leia mais

Calendários da Natureza

O Repórter Ecológico está desenvolvendo o projeto Calendários da Natureza.
O projeto, feito em parceria com os melhores fotógrafos de natureza do país, visa produzir calendários, no formato de mesa ou parede, que focam as belezas naturais do Brasil: fauna e flora, ecossistemas e paisagens naturais. A proposta é promover também a cultura e o conhecimento dos povos tradicionais, destacando o próprio indivíduo e a vida cotidiana das comunidades, a produção de artesanatos, música, dança e festas tradicionais.

O banco de imagens conta com mais de 10.000 fotografias. Os calendários são feitos sob encomenda, enfocando tema a ser escolhido, que pode ser assunto específico, por exemplo: bromélias, árvores do Brasil, primatas da Amazônia ou temas mais amplos, como o Pantanal, Mata Atlântica ou o litoral brasileiro. Além das fotografias, os calendários trazem texto informativo sobre as fotos, agenda de compromissos e fases da lua.

O projeto tem como estratégia aproveitar as festas de final de ano para ser distribuído como brinde da empresa patrocinadora. Existe a possibilidade do calendário ser incluído na Lei Rouanet, possibilitando a empresa patrocinadora ser beneficiada com a isenção fiscal do valor investido na produção do calendário.

 

Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Livro e DVD

A produtora Repórter Ecológico e o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro firmaram acordo para realizar o projeto, que tem o objetivo produzir livro e DVD sobre a instituição. A finalidade é possibilitar que a sociedade brasileira possa conhecer melhor, não só a beleza da flora do parque botânico, mas também, toda a riqueza que constitui o acervo histórico, científico e cultural do jardim Botânico.

O livro e o DVD irão focar desde a época da inauguração do Jardim Botânico - quando D. João VI, em 1808, escolheu uma área de Mata Atlântica de natureza exuberante, para aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais, chamando de Jardim de Aclimação - até as atividades desenvolvidas atualmente.
As fotografias e as gravações em vão captar imagens das espécies botânicas encontradas no orquidário, bromeliário, cactário, nos lagos, como as vitórias-régias e em todo o arboreto, que abriga mais de 9 mil exemplares originários de diferentes partes do mundo. O livro e o vídeo também vão focar diferentes ambientes do Jardim Botânico, seus monumentos históricos, como o Chafariz Central e obras de arte de Mestre Valentim, além de atividades culturais, cursos e exposições organizadas pelo centro de Visitantes..

O livro e DVD, pretendem destacar também a outra face do Jardim Botânico, desconhecida do público: expedições científicas, projetos de pesquisas em andamento e as valiosas coleções que fazem parte do acervo da instituição. A carpoteca, coleção de sementes; o herbário com 450 mil exemplares de plantas dissecadas e a biblioteca, uma das mais completas, constituída por 108.700 volumes, dos quais 3.000 são obras raras e de valor inestimável. O Jardim Botânico guarda, ainda, um arquivo histórico com milhares de negativos fotográficos e documentos, que registraram as expedições e visitas de personalidades à instituição, entre elas, Albert Einstein e a Rainha da Inglaterra.

O livro Jardim Botânico do Rio de Janeiro terá texto do renomado poeta e escritor Affonso Romano de Sant’Anna e fotografias de Luiz Claudio Marigo, destacado fotógrafo de natureza que publicou livros em parcerias com Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade eThiago de Mello. O DVD conterá vídeo-documentário e opção de visita virtual ao Jardim Botânico. Na elaboração do roteiro, o vídeo contará com a participação do jornalista Marcos Sá Corrêa, autor de livros como a biografia de Oscar Niemeyer e do ator Paulo Goulart, fazendo a narração.